Pranchas de Surfe

O acessório maior e mais caro do surfe é a prancha, que pode custar de R$ 320 a R$ 1.000. Essas pranchas possuem uma série de formatos e tamanhos básicos dentro de duas categorias – as longboards e as pranchinhas. Os dois tipos podem ter quilhas permanentes ou removíveis nas laterais inferiores, assim como tiras de material forte, conhecidas como alças, para ajudar a manter a prancha presa. As laterais das pranchas, chamadas de bordas, podem ser arredondadas ou cônicas de diversas maneiras, de modo a atender às preferências dos surfistas. A parte inferior da prancha, ou a longarina, pode formar uma curva a diferentes graus, mudando conforme o tamanho da área de prancha que está em contato com a água.

pranchas de surfe

kahanaboy
Longboards e pranchinhas

As longboards geralmente têm no mínimo 2,7 metros de comprimento, e algumas chegam a 3,7 metros. Normalmente são menos manobráveis, porém, mais estáveis do que as pranchinhas. As pranchinhas geralmente variam entre 1,5 e 2,1 metros de comprimento e existem em vários formatos. As funboards são um pouco mais largas e funcionam bem para muitas finalidades. As pranchinhas cônicas e longas, conhecidas como canhões, são para surfistas experientes e rebentações excepcionalmente grandes.

Os primeiros surfistas havaianos cortaram e moldaram suas próprias pranchas usando madeira local. Os surfistas de hoje podem escolher de pranchas personalizadas ou pranchas produzidas em massa, conhecidas como pop-outs. Pop-outs receberam esse nome do processo de manufatura – elas surgiram de moldes de fábrica. Os dois tipos geralmente são feitos de espuma de poliestireno ou poliuretano cobertos com fibra de vidro e resina. Para algumas pessoas, esses materiais artificiais contradizem o pensamento ambientalmente correto de muitos surfistas. Uma alternativa é a prancha ecológica, desenvolvida pelo Projeto Eden (site em inglês), feita de madeira de balsa, tecido de cânhamo e resinas derivadas de plantas.

Alguns surfistas seguem os exemplos dos havaianos e dos primeiros surfistas modernos fazendo suas próprias pranchas. Essas pranchas começam como blocos de espuma ou pranchas parcialmente de espuma chamadas folhas. Após modelar a prancha, o surfista veda – ou cobre – a prancha com resina e tecido de fibra de vidro. Você pode assistir a um vídeo explicativo, que demonstra o que é necessário para fazer uma prancha de surfe na Surfline (site em inglês).

Veja Também:

Fonte:

Tracy Wilson.  “HowStuffWorks – Como funciona o surfe”.
Publicado em 11 de junho de 2007  (atualizado em 19 de setembro de 2008) http://esporte.hsw.uol.com.br/surfe1.htm  (08 de julho de 2010)

5 respostas para “Pranchas de Surfe”

  1. Bom dia . sou Odair de Lara .crio e estampo camisetas t-shirts .a poucos dias comprei uma prancha usada no intuito de aprender a praticar, então estou buscando informação.e passei no site e achei muito interessante a ideia da prancha com tecido de cãnhamo .e decidi propor a sociedade eu coleção de t-shirts em tecido de cãnhamo . obrigado a atenção meu contato fone é (48) 96809627

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *